Um dos fatores para que a sua apresentação seja um sucesso, é a estruturação dos slides. Você deve conhecer bem o que vai falar para organizar os tópicos em cada slide. Isso mesmo, tópicos e não textos. Abaixo, seguem algumas regras fundamentais que vão auxiliá-lo.
1. Faça um planejamento antes de iniciar;
2. Priorize as informações, não coloque todos os dados nos slides; manter algumas informações-chave em mãos, que serão faladas durante a apresentação evita que você se torne um leitor de PPT.
3. O que deve ter:
Slide de abertura
Nele, devem conter o tema da apresentação, seu nome e turma. Pode-se incluir ainda outro slide com a informações da agenda de sua apresentação – índice;
Slide de fechamento
Nele deve conter as fontes pesquisadas. Sejam elas, revistas, jornais, livros e/ou internet;
Slide-mestre
Este slide é o que serve de plano de fundo para todas as suas apresentações.
4. Quanto menos slides, melhor;
E prefira usar imagens a textos: lembre-se que uma imagem vale mais que mil palavras;
Evite utilizar fontes (tipos de letras) com excesso de detalhes – a Arial é uma fonte comum e bem aceita ;
Efeitos e cores: Negritos, itálicos e sublinhados devem ser evitados– eles cansam e não costumam funcionar muito bem à distância. O uso de cores também deve ser feito com cautela. Opte por cores que apresentem bom contraste com a cor usada no fundo;
Cuidado com gráficos: As imagens são mais importantes que as palavras, mas elas devem trazer informações legíveis.
5. Evite excessos: Usar recursos multimídia, como vídeos, animações e músicas, podem tornar a apresentação mais dinâmica. Porém, tenha em mente que o importante é a mensagem que se deve passar e não o show que você fará. Se tal recurso servir para reforçar a mensagem, vá em frente; caso contrário, dispense.
6. Cuidado com a ortografia.
7. Domine as informações: não há nada mais irritante do que um palestrante que precisa a todo instante consultar suas anotações ou mesmo os dados dos slides para completar uma frase ou responder a uma pergunta qualquer da audiência; treine, repasse os dados tantas vezes quantas forem necessárias para que não reste dúvidas.
Fonte: http://pcworld.uol.com.br/dicas/2008/08/28/14-dicas-para-construir-uma-boa-apresentacao-em-powerpoint
quarta-feira, 24 de agosto de 2011
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